MILAN DUSEK: “A Arte como um meio de aprimoramento espiritual”

          Milan Dusek é uma figura alta, o porte atlético não revela os 50 anos, mas o cabelo grisalho é uma marca que já apareceu há muito tempo. Não quis ser fotografado porque isso faz parte de uma modéstia que marca seu caráter. O Correio Braziliense visitou este artista que escolheu a Península Norte para fazer sua casa, onde se destaca uma ampla sala que propicia sua atividade criativa. Como gravador, tem uma vasta obra que o caracteriza como um pesquisador deste meio de expressão. A reflexão sobre a cidade grande e seus problemas se manifesta nas pinturas. As telas, quase todas de expressivo tamanho, se encontram dispostas num imenso arquivo. Os temas são muito variados: Figuras do carnaval do Rio, Montanhas de carros amontoados, Condecorações, Pessoas sem rosto que refletem na metade do quadro, enfim, todos esses elementos surgiram de uma observação minuciosa da realidade.

MILAN DUSEK: “A Arte como um meio de aprimoramento espiritual”

          Milan Dusek é uma figura alta, o porte atlético não revela os 50 anos, mas o cabelo grisalho é uma marca que já apareceu há muito tempo. Não quis ser fotografado porque isso faz parte de uma modéstia que marca seu caráter. O Correio Braziliense visitou este artista que escolheu a Península Norte para fazer sua casa, onde se destaca uma ampla sala que propicia sua atividade criativa. Como gravador, tem uma vasta obra que o caracteriza como um pesquisador deste meio de expressão. A reflexão sobre a cidade grande e seus problemas se manifesta nas pinturas. As telas, quase todas de expressivo tamanho, se encontram dispostas num imenso arquivo. Os temas são muito variados: Figuras do carnaval do Rio, Montanhas de carros amontoados, Condecorações, Pessoas sem rosto que refletem na metade do quadro, enfim, todos esses elementos surgiram de uma observação minuciosa da realidade.

MILAN DUSEK: “A Arte como um meio de aprimoramento espiritual”

          Milan Dusek é uma figura alta, o porte atlético não revela os 50 anos, mas o cabelo grisalho é uma marca que já apareceu há muito tempo. Não quis ser fotografado porque isso faz parte de uma modéstia que marca seu caráter. O Correio Braziliense visitou este artista que escolheu a Península Norte para fazer sua casa, onde se destaca uma ampla sala que propicia sua atividade criativa. Como gravador, tem uma vasta obra que o caracteriza como um pesquisador deste meio de expressão. A reflexão sobre a cidade grande e seus problemas se manifesta nas pinturas. As telas, quase todas de expressivo tamanho, se encontram dispostas num imenso arquivo. Os temas são muito variados: Figuras do carnaval do Rio, Montanhas de carros amontoados, Condecorações, Pessoas sem rosto que refletem na metade do quadro, enfim, todos esses elementos surgiram de uma observação minuciosa da realidade.

Depoimento publicado originalmente no Correio Braziliense em 31 de outubro de 1976. Fotos e texto de apresentação por Walter Sotomayor. MILAN DUSEK: “A ARTE COMO MEIO DE APRIMORAMENTO ESPIRITUAL”.

Depoimento publicado originalmente no Correio Braziliense em 31 de outubro de 1976. Fotos e texto de apresentação por Walter Sotomayor. MILAN DUSEK: “A ARTE COMO MEIO DE APRIMORAMENTO ESPIRITUAL”.

Depoimento publicado originalmente no Correio Braziliense em 31 de outubro de 1976. Fotos e texto de apresentação por Walter Sotomayor. MILAN DUSEK: “A ARTE COMO MEIO DE APRIMORAMENTO ESPIRITUAL”.

Óleos

Óleos

Óleos

Gravuras

Gravuras

Gravuras

          A paisagem urbana aparecerá ao longo da década de1960, com os casarões do Rio antigo, que Milan observara durante a abertura de avenidas no centro da cidade. Nos anos 1990, esse motivo reaparece com visões de Brasília. Duas vistas inusitadas do céu da cidade a partir da via N2, intituladas BSB in the sky with diamonds e Brasília – homenagem a Morandi estão entre as suas peças mais procuradas. Ele elabora ainda uma série de miniaturas em que concreto e natureza convivem.

Textos : Ref. Livro Obra Gravada

          A paisagem urbana aparecerá ao longo da década de1960, com os casarões do Rio antigo, que Milan observara durante a abertura de avenidas no centro da cidade. Nos anos 1990, esse motivo reaparece com visões de Brasília. Duas vistas inusitadas do céu da cidade a partir da via N2, intituladas BSB in the sky with diamonds e Brasília – homenagem a Morandi estão entre as suas peças mais procuradas. Ele elabora ainda uma série de miniaturas em que concreto e natureza convivem.

Textos : Ref. Livro Obra Gravada

          A paisagem urbana aparecerá ao longo da década de1960, com os casarões do Rio antigo, que Milan observara durante a abertura de avenidas no centro da cidade. Nos anos 1990, esse motivo reaparece com visões de Brasília. Duas vistas inusitadas do céu da cidade a partir da via N2, intituladas BSB in the sky with diamonds e Brasília – homenagem a Morandi estão entre as suas peças mais procuradas. Ele elabora ainda uma série de miniaturas em que concreto e natureza convivem.

Textos : Ref. Livro Obra Gravada

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