Milan Dusek - 100 Anos de Pura Arte
Há 100 anos nascia em Praga (República Tcheca) o artista plástico Milan Dusek. Nos primeiros anos de vida, morou com os avós maternos em Usti nad Urlici,uma pequena cidade do interior. Em 1938 veio com a família para o Rio de Janeiro. Cedo interessou-se pela pintura quando conheceu, na comunidade e imigrantes tchecos no Brasil, o pintor conterrâneo Jan Zach que o ensinou desenho e pintura. No final dos anos 1940 se apaixonou e casou-se com a húngara Agnes Szilard, filha do arquiteto Adalberto Szilard e da artista plástica Karola Gabor.
Mais tarde aprendeu escultura com o polonês Auguste Zamoyski e no final dos anos 1950 fez o curso de gravura com Edith Behring e Gotthard Friedlaender no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro . Nos anos 1970 mudou-se para Brasília, cidade que o acolheu e aonde viveu maior parte de sua vida.
Artista incansável, Milan transitava com intimidade em meio a muitas técnicas onde pesquisava diversos suportes e materiais para fazer escultura, pintura e gravuras, aprimorando cada vez mais seus temas preferidos, como as Medalhas, Origami, e paisagens da cidade de Brasília .
Comemoramos seu centenário com uma bela mostra retrospectiva de sua obra.
Certa vez pedi a meu pai que me presenteasse um lindo quadro recém pintado. Milan respondeu ao filho com uma pergunta: Você tem parede para colocá-lo? Lugar de quadro é na parede. Entendi, com esse sábio ensinamento, que toda obra de arte, seja ela qual for, tem que permitir democraticamente que todas as pessoas tenham o acesso a ela. Como disse Milton Nascimento:
Todo artista tem de ir aonde o povo está
Se foi assim, assim será .
Criamos o ensaio fotográfico ONDE ESTÁ A ARTE? Diversas esculturas de Milan Dusek interagindo com a natureza. O evento faz parte da comemorações do centenário do artista tcheco que foi acolhido por Brasília aonde viveu maior parte de sua vida.